O Beer Game permite, de forma rápida, prática e lúdica, vivenciar os principais desafios do supply chain management e do planejamento da demanda. Carga horária 08 hrs

DESCRIÇÃO:

O Beer Game é um jogo de simulação criado por um grupo de professores do MIT em 1960, para demonstrar uma série de princípios fundamentais da gestão de uma cadeia de suprimentos. O jogo faz os participantes simularem os elos de uma cadeia de suprimentos real, onde o produto teórico manipulado é a cerveja. 

PÚBLICO-ALVO:

Gerentes, Supervisores, Coordenadores e profissionais das áreas de PCP, Logística, Produção, Administração, Comercial, Marketing e Tecnologia de Informação.

OBJETIVOS:

Demonstrar através de uma simulação os princípios fundamentais do Supply Chain (cadeia de abastecimento) e seu pensamento sistêmico de gestão. 


PROGRAMA DO CURSO

• Apresentação do conceito geral de Supply Chain Management,

• A composição de uma cadeia de suprimentos simples; 

• Erros no gerenciamento da cadeia de suprimentos; 

• Conceitos produtivos puxados e empurrados; 

• Planejamento de demanda; 

• Lead times; 

• Custos gerais envolvidos com estoques; 

• O efeito chicote aplicado aos elos da Cadeia de Suprimentos (Bullwhipeffect); 

• Análise dos resultados da simulação; 

• Conclusões.


INSTRUTOR: WANDERSON S. PARIS

• Mestre em Gestão de Sistemas de Produção e Qualidade (EngMec) pela UFPR;

• Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela UTFPR; 

• Técnico Industrial Mecânico; 

Atuou/Atua como:

• Consultor Empresarial nas áreas de Gestão de Produção / Qualidade / Projetos há 13 anos tendo desenvolvido trabalhos em pequenas, médias e grandes empresas, a se destacar BOSCH, VOLKSWAGEN, WEG.

• Instrutor de treinamentos industriais (in company e cursos abertos);

• Profissional da Indústria (Engenheiro/Técnico Mecânico) há 32 anos;

• Professor Universitário (presencial e EAD) há 16 anos em 5 IES com mais de 35 módulos/200 hrs ao vivo no ar;

• Professor da Pós-graduação há 12 anos (mais de 90 módulos) em 7 IES;

• Escritor (Livros Publicados –Artigos Científicos – Orientações);


 

código: CQ01